Decoração

Como preservar e limpar quadros de decoração?

limpar quadros

Se você quer saber como preservar e limpar quadros de decoração, nós podemos te ajudar. Saber cuidar bem dos seus quadros vai garantir que eles tenham muitos anos de vida, podendo ser passados de geração em geração.

Com alguns cuidados básicos, é possível manter seus quadros decorativos muito mais bonitos. Sabe aquele problema com molduras encardidas ou placas decorativas com aparência desgastada?

Ao seguir nossas dicas, você nunca mais vai precisar se preocupar com esses problemas.

Quer saber como preservar e limpar quadros de decoração, além de conhecer um pouco mais sobre cada um deles? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Limpar quadros de decoração

Telas

As telas são comumente conhecidas pelo nome do “tecido” que as compõem, o canvas. As telas decorativas podem ser tanto pintura sobre canvas como impressão, o que faz com que tenham um preço muito mais acessível.

Com a impressão, porém, sua tela não será única, sendo reproduzida várias vezes em uma fábrica, diferente de uma pintura sobre canvas. Mas caso você não se incomode com isso, as impressões sobre canvas são uma boa forma de decorar seus ambientes com mais elegância.

Isso porque a impressão feita sobre o tecido faz com que a textura da imagem seja parecida com a pintura, sendo muito mais requintada. Para preservar e limpar esses dois tipos de telas, é preciso seguir praticamente os mesmos cuidados, que vamos falar abaixo.

Como preservar telas

Para preservar telas de pintura, é essencial seguir algumas dicas simples como:

  • Mantenha a sua tela longe de fontes de calor, como lâmpadas, lareiras e etc;
  • Evite iluminação direta, tanto artificial quanto natural, pois isso pode causar descoloração da tinta utilizada, bem como acelerar o envelhecimento acelerado da obra;
  • Evite locais úmidos, como banheiros e cozinhas;
  • Embrulhe cuidadosamente as telas que precisarem ser transportadas, usando papel de seda e plástico bolha para garantir uma maior proteção;
  • Evite trocar as telas de lugar frequentemente, e quando o fizer, esteja com as mãos limpas e secas.

Para as telas impressas, os cuidados devem ser praticamente os mesmos, mas sem tantas restrições já que a impressão é mais resistente a qualquer dano. Mas para garantir que sua impressão fique bonita por mais tempo, não coloque suas telas perto de janelas ou em locais muito úmidos.

Como limpar telas

Para limpar as telas, sejam elas de pintura ou impressas, o primeiro passo é nunca utilizar um pano úmido, pois isso vai fazer com que a poeira se acumule no tecido, deixando sua tela encardida. Por isso, evite o acúmulo de poeira na sua tela usando uma trincha macia.

Caso sua tela tenha uma moldura, a moldura pode receber o mesmo tipo de limpeza, evitando assim o acúmulo de sujeira.

Placas decorativas

As placas decorativas são uma boa forma de decorar ambientes mais descolados e sua grande vantagem é o preço acessível e a grande variedade disponível no mercado. Elas são frequentemente fabricadas em metal e em MDF, o que faz com que seu preço seja muito mais acessível do que telas impressas em canvas.

As placas decorativas nada mais são do que uma imagem impressa sobre metal ou MDF. Isso faz com que a qualidade da impressão não seja perfeita como nas telas impressas em canvas, o que consequentemente torna o seu preço muito mais acessível.

Mas a qualidade da impressão não faz com que as placas decorativas sejam mal feitas, muito pelo contrário. Se você gosta de mudar frequentemente a decoração da sua casa e quer uma opção “boa e barata” as placas decorativas podem ser uma boa opção para você.

Se você quer dar um charme mais clássico para a sua decoração, as placas decorativas de MDF podem ser utilizadas com molduras. Dessa forma, além de terem os mais variados tipos de desenho, podem ser usadas com molduras para dar um toque a mais na decoração da sua casa.

Além disso, são peças que não precisam de muitos cuidados e mais resistentes, principalmente se tratando das placas decorativas de metal.

Como preservar placas decorativas de metal

Não é preciso de muitos cuidados para preservar as placas decorativas de metal, o único cuidado é não deixar suas placas em contato com a água, já que elas podem enferrujar. Por isso, elas podem até mesmo em locais onde haja uma iluminação solar mais frequente, sem grandes problemas de danificar.

Como limpar placas decorativas de metal

Para limpar as placas decorativas de metal, você pode utilizar até mesmo um pano úmido com sabão neutro, e secar a placa após a limpeza. Para a limpeza diária, você pode até mesmo fazer o uso de um espanador de pó para evitar a poeira de se acumular sobre a peça.

Como preservar placas decorativas de MDF

Para preservar as placas decorativas de MDF é essencial não deixar as peças em locais úmidos ou com iluminação solar direta. A umidade frequente pode fazer com que a placa seja um ambiente propício para a criação de fungos, que podem fazer com que a peça fique mofada.

Já o sol pode fazer com que a tinta aplicada se desbote, por isso, é melhor evitar colocar as placas em locais com iluminação solar direta. 

Como limpar placas decorativas de MDF

Para limpar as placas decorativas de MDF é essencial que a limpeza seja feita a seco, já que a umidade pode fazer com que a peça fique inchada. Por isso, limpe a sua placa de MDF com um espanador de pó ou até mesmo com um pano seco, para evitar o acúmulo de poeira sobre a peça.

Posters

Os posters decorativos nada mais são do que impressões sobre papel ou tecido canvas, com formato retangular. Antes eram utilizados com fins acadêmicos, para apresentar trabalhos científicos e atualmente caíram no gosto popular, tornando- se uma tendência na decoração.

Sua grande vantagem é o preço mais acessível e a variedade de modelos. Outra vantagem é que você pode utilizar seu poster com ou sem moldura, e até mesmo com ou sem vidro.

Como preservar posters

Uma boa forma de preservar os posters é utilizar moldura e vidro. Dessa forma, além de facilitar o transporte da peça, você garante que a peça não sofra danos ao precisar ser trocada de lugar.

Agora, se você colocou seus posters diretamente na parede, sem moldura ou vidro, a melhor forma de preservar eles é evitar a iluminação direta. Outra coisa a evitar é a umidade, que pode acabar danificando a peça.

Como limpar posters

Para efetuar a limpeza de posters com vidro e moldura, basta utilizar um pano seco para retirar a poeira da peça. Caso seja necessário, é possível usar produto de limpeza próprio para vidros para efetuar a limpeza do vidro.

Agora, se seus posters estão colocados diretamente na parede, é preciso efetuar a limpeza a seco, podendo ser utilizado um espanador de pó ou pano seco. Dessa forma, você evita que a umidade do pano e a poeira se acumulem, encardindo o seu poster.

Assim, você garante que seu poster fique bonito por muito mais tempo, e evita possíveis danos na sua peça.

Como preservar e limpar a moldura dos quadros

Para preservar e limpar a moldura dos quadros é bem simples, mas o maior cuidado deve ser feito na hora da limpeza das molduras. Contudo, para preservar melhor tanto a moldura, quanto seus quadros, é essencial efetuar o transporte com cuidado.

Portanto, para isso, você pode utilizar papel de seda para cobrir as peças e depois envolver totalmente o quadro com algumas camas de plástico bolha. Ao fazer isso, você evita que possíveis movimentações durante o transporte lasquem a pintura da moldura.

Outro cuidado para preservar melhor a sua moldura é evitar ficar trocando os quadros de lugar frequentemente. Isso porque qualquer atrito com algum dos cantos da moldura pode danificá-la.

Por isso, sempre que precisar mudar seus quadros de lugar, cubra as quinas da moldura com um pedaço de papelão. Como são feitas em madeira, as molduras não devem ficar expostas a luz solar direta, pois além de desbotar a pintura, o sol vai fazer com que a madeira fique empenada.

Limpeza diária

Para efetuar a limpeza diária, a melhor opção é utilizar um espanador de pó ou um pano seco, que podem ser passados sobre a arte em si. Agora, para fazer uma limpeza mais profunda, pode ser utilizado um pano úmido com sabão neutro, mas com muito cuidado para não molhar a obra em si.

Para finalizar, basta passar um pano limpo e seco sobre toda a superfície da moldura. A utilização de cera não é muito recomendada, pois dependendo do material da moldura podem aparecer manchas.

Se quiser utilizar algum tipo de cera para finalização, leia primeiro o rótulo do produto.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre como preservar e limpar os quadros de decoração, além de saber um pouco mais sobre cada um dos tipos de quadros. Agora, você só precisa escolher os quadros que combinam mais com o seu estilo e deixar a decoração da sua casa muito mais bonita.