Decoração

Como decorar sua casa com quadros decorativos?

quadros decorativos

Se você quer saber como decorar sua casa com quadros decorativos, nós podemos te ajudar. Os quadros são geralmente os últimos itens que escolhemos para a nossa decoração, isso porque é preciso que os quadros sigam a mesma personalidade dos outros itens.

Por isso, se você ainda não terminou de montar sua casa ou apartamento, é melhor só se planejar para colocar os quadros e deixar para comprá-los depois. Dessa forma, você garante que os quadros irão fazer parte da decoração, estando no tamanho certo e no estilo escolhido por você.

Quer saber como decorar sua casa com quadros e como evitar cometer os erros mais comuns ao escolher quadros? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Delimite os espaços

O primeiro passo é delimitar os espaços onde você vai colocar os quadros. Por exemplo, se você vai colocar os quadros atrás do sofá, fica visualmente mais bonito se os quadros estiverem centralizados em relação ao sofá.

Por isso, é importante delimitar os espaços onde cada coisa vai ficar antes de sair furando as paredes para colocar seus quadros favoritos. Se seus móveis ainda não estão prontos, não tem problema, basta marcar com uma fita onde cada coisa vai ficar para depois colocar os quadros.

Fazendo isso, você evita problemas como os quadros ficarem desproporcionais com o espaço que você tem disponível e com os seus móveis.

Escolha o tipo de quadro ideal para cada espaço

Depois de delimitar os espaços, está na hora de escolher o tipo ideal de quadro para cada um dos seus ambientes. Vale lembrar que os quadros podem ser colocados em qualquer ambiente, desde que sejam correspondentes com o restante da decoração.

Mas vale lembrar que em ambientes muito úmidos como o banheiro ou com incidência direta do sol, você pode acabar danificando seus quadros.

Quadros com moldura

Os quadros com moldura são a escolha perfeita para quem quer ter quadros com uma aparência mais clássica. Entre os variados tipos de molduras, podemos encontrar as molduras clássicas, que são aquelas molduras lisas ou com relevos rebuscados e a moldura filete.

A moldura filete tem se tornado muito comum em ambientes mais modernos, sendo uma moldura bem pequena e discreta. É a moldura ideal para quadros mais despojados e contemporâneos.

Já a moldura clássica com relevos é mais indicada para locais onde a decoração segue o mesmo padrão. Por outro lado, as molduras lisas são uma ótima opção para garantir uma aparência mais leve para os quadros, sem pesar na decoração.

Placas decorativas

As placas decorativas podem ser encontradas em materiais como papel, MDF e até mesmo metal e dão uma cara super despojada para qualquer ambiente. Se a ideia é criar um ambiente mais divertido, é uma boa ideia apostar nas placas decorativas. 

Uma grande vantagem das placas decorativas é o preço e a variedade de modelos disponíveis no mercado. Com um preço muito abaixo dos quadros emoldurados, as placas decorativas possuem uma infinidade de modelos diferentes para escolher.

Por isso, se você quer ter quadros mas não quer investir muito dinheiro nisso, as placas decorativas são uma boa opção para você.

Quadros sem moldura

Você sabia que alguns quadros podem ser colocados na parede mesmo sem moldura? Para saber quais quadros podem ser utilizados sem moldura, basta olhar na lateral das telas.

Se a tela tiver um acabamento nas laterais em pintura, você pode optar por pendurar as telas diretamente na parede, sem colocar uma moldura. A escolha da moldura no caso vai depender do seu gosto e do estilo da pintura na tela, já que pinturas clássicas ficam mais harmoniosas com moldura.

Por isso, se a tela é super descolada e ousada, você pode escolher pendurá-la diretamente na parede, sem precisar se preocupar com molduras.

Colocando quadros na decoração sem erro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as opções que você tem para escolher os quadros, vamos ensinar como colocar os quadros na decoração sem errar.

Para isso, basta seguir as dicas que preparamos com todo carinho para você.

Os quadros precisam combinar com a decoração

A dica mais importante na hora de comprar os quadros é que eles precisam combinar não só entre si, mas também com a decoração. Ou seja, se você quer um ambiente mais clássico, os quadros devem seguir esse mesmo estilo decorativo. 

Agora, se você quer criar um ambiente mais despojado e alegre, vale até mesmo apostar em quadros abstratos ou com frases divertidas. Para isso, basta que o restante da sua decoração tenha essa mesma personalidade.

Se você está montando um quarto específico para jogos, você pode usar quadros personalizados para criar todo um ambiente que te lembre dos seus jogos favoritos. Já na cozinha vale apostar em quadros com frases ou imagens relacionadas com a comida.

Fique atento com a altura

A altura dos quadros é algo que deve ser levado muito a sério, já que quadros altos ou baixos demais vão dar uma sensação um tanto quanto estranha. Para não errar na altura dos quadros basta seguir algumas dicas bem simples:

  • Quadros próximos a sofás e aparadores devem ter sua moldura inferior a aproximadamente 20 ou 25 centímetros acima do móvel;
  • Quadros colocados em uma parede sem móveis próximos devem ser colocadas a aproximadamente 1,60 m do piso, por ser uma altura confortável para a maioria das pessoas;
  • Acima da cabeceira da cama a moldura inferior deve estar a aproximadamente 20 ou 25 centímetros de distância, já em uma cama sem cabeceira o quadro pode ser colocado mais abaixo, aproximadamente 60 centímetros acima do colchão;
  • Para escadas, os quadros devem seguir o mesmo padrão de 1,60 m do piso, mas acompanhando a inclinação. 

Mescle tamanhos e molduras diferentes

Você não precisa necessariamente escolher quadros do mesmo tamanho, nem mesmo com a mesma moldura. Se a ideia é criar um ambiente mais descolado, as molduras podem ser de cores e até mesmo de formas diferentes.

Já para os tamanhos, a dica é usar a criatividade, mas sempre atento para a harmonia visual. Se você está com medo de errar, uma boa dica é usar papel do tamanho de cada quadro e ir grudando na parede.

Depois de dispor cada papel você conseguirá ter uma boa noção de como ficará a composição final. Outra dica importante ao fazer essa composição de gallery wall é traçar linhas, que podem ser tanto imaginárias quanto coladas com fita.

Essas linhas servem para garantir que todos os quadros estejam dentro desse limite, depois basta dispor os quadros de forma a preencher esse espaço.

Quadros não precisam ficar só nas paredes

Sabia que os quadros não precisam ficar só nas paredes? Você pode encostar os quadros nas prateleiras ou até mesmo em um nicho, e quadros grandes podem até ser colocados no chão, encostados na parede.

Dessa forma, você pode ir brincando com as composições, sem precisar se preocupar em furar as paredes.

Erros comuns ao decorar com quadros

Já falamos sobre como decorar com quadros, e agora vamos falar sobre os erros mais comuns para você evitar cometer esses mesmos erros.

Tamanho errado para o espaço

Os quadros precisam ter o tamanho certo para cada espaço. Se você tem uma parede muito grande é preciso que os quadros correspondam a esse tamanho.

O mesmo vale para o oposto, em um ambiente pequeno um quadro grande vai pesar completamente a decoração, deixando o espaço com aparência ainda menor.

Combinação excessiva

Sabe quando você entra em um mostruário de loja e todos os itens possuem exatamente a mesma “cara”? Você não precisa fazer isso ao combinar seus quadros com o restante da decoração. 

Vale sim seguir cores correspondentes com a sua paleta de cores e com o estilo da sua decoração, mas não precisa ser tudo igual. Agora, se você tem uma decoração bem clean, você pode apostar em um quadro mais colorido para servir como o ponto de destaque do cômodo.

Quadros excessivos

Mesmo que você seja um amante de arte e queira ter tantos quadros quanto possível, é preciso ter cautela na hora de usar os quadros na decoração. Isso porque, ao colocar quadros excessivos na parede, sua decoração vai ficar com uma aparência muito carregada e estranha.

Por isso, selecione aqueles quadros que se adequam com o restante da sua decoração em cada cômodo, e depois vá trocando cada um conforme o seu gosto.

Quadro muito alto na parede

Um erro muito comum ao decorar com quadros é colocar o quadro muito alto na parede. Se você não quer se preocupar em ficar medindo a altura, basta olhar para a parede em questão e medir a altura do seu olhar. 

Depois basta traçar a linha do seu olhar e colocar o quadro centralizado nessa linha. Dessa forma, o quadro não vai ficar muito alto na parede, de forma que você tenha que levantar a cabeça para poder ver a obra.

Agora você já sabe como decorar a sua casa com quadros decorativos e também como não cometer os erros mais comuns ao se decorar com quadros. Então agora basta colocar em prática tudo que aprendeu e dar uma cara totalmente nova para a sua decoração usando seus quadros favoritos.