Decoração

Tendências para quadros decorativos em 2022

tendências para quadros decorativos em 2022

Morar em um local confortável e agradável está se tornando, mais do que nunca, algo evidente, já que a pandemia levou muita gente a ficar mais dentro de casa com o lockdown. E, por conseguinte, o lar também tornou-se ambiente de trabalho e de ganhos materiais e espirituais, pois as pessoas tiveram que se adaptar à nova situação imposta mundialmente pela circunstância de saúde.

Mas agora decorridos quase dois anos desta condição mundialmente necessária, precisamos evoluir, tirar lições positivas de todo contexto e porque não sugerir opções de quadros decorativos para este novo ano, com objetivo de um novo olhar no ambiente do seu lar e/ou trabalho.

Para montar um ambiente agradável aos olhos, precisamos escolher bem os ítens que compõem este local para não ter coisas demais e muito diferentes entre si, deixando o espaço exagerado e sem estilo definido.

A primeira coisa que você precisa delimitar é o seu estilo, já que colocar quadros com cores muito vivas em uma casa em que o dono tem uma preferência por objetos escuros não faz sentido algum.

Usar quadros para modificar a decoração do seu lar é uma opção ótima, já que é possível fazer de uma maneira rápida e com pouco trabalho. Eles podem ser pendurados na parede ou então deixá-los escorados em um armário, por exemplo.

Algo simples e clean como um quadro deixa o ambiente muito mais charmoso. Na hora da escolha, não esqueça de notar as dimensões do quadro e do espaço para deixar tudo combinando.  Por isso mostraremos neste artigo tendências para decoração com quadros para este ano de 2022.

Quadros ilustrativos

Salas onde pode-se ter uma maior espontaneidade e descontração pedem quadros com ilustrações, seja de personagens marcantes, como Capitão América até séries de televisão, como Os Simpson.

Os quadros com ilustrações são ótimos para tornar o ambiente inspirador. O local ficará ideal para ler um livro, relaxar com sua própria companhia ou até mesmo fazer confraternizações com os amigos futuramente. 

Os quadros ilustrativos são excelentes para tornar o ambiente mais acolhedor e deixá-lo ideal para o lazer e o entretenimento. Misturar imagens de personalidades diferentes com outras artes também é uma boa escolha. 

Quadros com frases

Os quadros com frases se tornaram os queridinhos do momento e têm diversos tipos disponíveis no mercado. Eles podem ser com frases motivacionais, letras de músicas, com frases divertidas, reflexivas, dentre tantos outros tipos encontrados. 

Para ter um quadro desse tipo, é ideal ter certeza do estilo que se deseja passar para o ambiente. A sua individualidade também conta muito na hora de escolher o tipo de frase para colocar na sua casa.

Esse tipo de quadro é bastante usado para evidenciar locais sem muita decoração, por isso quando escolher usar quadros decorativos com frases, é importante pensar no que você deseja passar com aquela frase, o que ela significa para você, já que a pessoa que mais lerá será você. Colorir uma parede um pouco escura com essas artes destaca ainda mais a escolha delas.

Quadros de viagens

Outra tendência para este ano continua sendo os quadros de viagens, destinos que você já visitou ou sonha conhecer. Os quadros de viagem costumam deixar o local muito mais despojado com um ar intelectual, já que viagens inspiram.

Imagens de viagem junto com uma frase impactante, também são ótima pedida para os ambientes. Esse tipo de quadro pode estar em um local descontraído ou até mesmo em um lugar formal, dependendo do estilo do quadro, já que quadros de viagens podem ter uma temática mais séria ou informal.

Quadros fotográficos de lugares e espaços inusitados

A beleza inigualável de um lugar maravilhoso é algo que fascina os olhos e traz paz espiritual. Mostrar um olhar no mundo através das imagens captadas pela câmera, busca transmitir o sentimento de algo praticamente inédito para quem olha pela primeira vez. 

Os quadros fotográficos nesse estilo são ótimos para pessoas autênticas, que gostam de coisas incomuns. Eles podem ser colocados em qualquer ambiente da casa, mas uma boa dica é colocá-los em espaços vazios, como corredores ou lugares com poucos móveis, para dar um destaque melhor ao quadro.

O tamanho do quadro com esse tipo de gravura pode variar de um pequeno quadro minimalista, até mesmo um grande painel. É possível colocar uma imagem de um fotógrafo famoso ou até mesmo pequenas fotos batidas por você ou seus familiares com uma bela moldura. 

Para os quadros fotográficos terem maior durabilidade, eles necessitam de algumas variáveis que necessariamente passam por um processo específico. A preservação desse tipo de quadro é muito importante para você que tem pretensão em adquirir este tipo de quadro e ter uma imagem impressa de qualidade com o passar do tempo. A umidade que favorece o aparecimento de fungos e mofo, agentes externos como a luz solar, degradam a fotografia como também a impressão com tintas ou máquinas de menor qualidade também aceleram esse processo. Por isso é importante escolher bem onde se faz esse tipo de quadro.

Quadros artísticos

Estes quadros decorativos de diferentes artistas, com uma infinidade de nuances, texturas e técnicas de pintura (aquarela, afresco, óleo, têmpera, tinta acrílica, mural) continuam tendência para este ano de 2022. A pintura plástica ou não, traz movimento, vida, cor, fluidez, alegria e paz aos olhos e ao coração de quem adquire este estilo de obra para seu espaço.

As obras pintadas são de uma característica ímpar do artista com técnicas que, geralmente, se harmonizam entre formas e cores que trazem, em geral, equilíbrio para o quadro. Os quadros pintados podem ser de pintores famosos ou não e de diferentes estilos reconhecidos pelo mundo com diferentes técnicas. 

As obras de cunho surrealista dão margem a várias interpretações, pois geralmente estão carregadas de simbolismos. Possuem poucas representações diretas da realidade, podendo gerar muitas reflexões e promover a meditação no campo das teorias de psicologia e psicanálise, especialmente de Freud, onde há a qualificação de que “o sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”, pregando uma grande liberdade na criação.

A pintura pode ser ligada à produção de imagens de representação ou decorativas. A pintura figurativa é, basicamente, a representação pictórica de um tema, ou seja, quando o artista reproduz algo da sua realidade que lhe é familiar. Por conseguinte, o tema poderá ser uma cena mitológica, cotidiana, uma paisagem, uma natureza morta. No entanto, a pintura abstrata está inserida em uma realidade própria e não procura retratar objetos ou paisagens.

O mercado está cheio de quadros com releituras de obras de arte famosas, é só ter certeza do seu estilo para que as obras fiquem em harmonia com a decoração do resto do ambiente.

Considerando que quadros em geral fazem parte de um processo constante de evolução e renovação que deram a vida inteira, é que foram sugeridos os modelos acima para o desenvolvimento social e psicológico pós-pandemia.

Fundamentalmente, reiteramos que estas sugestões para 2022 são apenas um ponto de partida para ampliar seus conhecimentos e escolhas da harmonização de seus ambientes.

O dinamismo e a confiança na escolha dos seus quadros é que mostram, futuramente, os resultados do processo da sua decisão do que colocar de forma harmônica nos cômodos da sua residência e/ou local de trabalho.

Todo trabalho de mudança dos quadros com suas tendências sugeridas para este ano novo podem trazer prazer, aproximações sociais, construções e interações interiores, proporcionando interatividade e desempenhando um papel importante no lado afetivo.

Com todos esses ‘ingredientes’, acreditamos que haverá uma transformação neste movimento de mudança, em evolução física, psíquica e social que estamos vivendo, trazendo mais felicidade para os moradores.